top of page

ESTOQUE DE EMPREGOS CRESCE 40% na COSTA ESMERALDA


Conhecida por suas belas praias e mercado imobiliário em franca expansão, a região da

Costa Esmeralda não para de crescer. A construção civil tem sido um dos principais motores a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das cidades que integram a região e, ano após ano, apresentam resultados ainda mais positivos em geração de emprego e renda. Em fevereiro deste ano, a Costa Esmeralda registrou estoque de 9.278 empregos formais na construção, contra 6.545 registrados em fevereiro de 2021.


O número de trabalhadores formais na construção civil aumentou 41,76% nos últimos dois anos na região da Costa Esmeralda. Em fevereiro deste ano, foi registrado estoque de 9.278 empregos, contra 6.545 em fevereiro de 2021. Em relação ao saldo de vagas – diferença entre contratados e demitidos - Itapema, Porto Belo e Bombinhas tiveram, juntas, 410 novas vagas abertas em fevereiro deste ano, representando aumento de 18% em relação ao montante de novas vagas abertas no mesmo mês de 2021. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempre-gados), do Ministério do Trabalho.


Para o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, empresário Rodrigo Passos Silva, os números confirmam a trajetória positiva do setor, que foi um dos pilares da retomada econômica após a pandemia de Covid-19 e seguem impulsionando a economia e colocando a cidade na vitrine nacional dos bons negócios. “Os dados da nossa região acompanham o aquecimento da construção civil em nível nacional e superam em muitos indicadores. Hoje, somos a segunda cidade brasileira com o metro quadrado residencial mais valorizado do País, o que nos mostra estarmos no caminho certo”, ressalta Passos Silva.


PORTO BELO É DESTAQUE


Nos últimos dois anos, Porto Belo aumentou em 91,7% seu estoque de trabalhadores formais na construção civil. Em fevereiro de 2021, havia 570 pessoas empregadas no setor, contra 1.093 registradas em fevereiro deste ano. Já em Itapema, o aumento no estoque foi de 41,52% no mesmo período, passando de 5.426 trabalhadores formalmente empregados no setor em fevereiro de 2021 para 7.424 em fevereiro deste ano. Bombinhas fica na terceira posição em aumento de estoque na construção, com 761 profissionais empregados em fevereiro deste ano contra 549 em fevereiro de 2021 – aumento de 38,6%.


Em fevereiro, Santa Catarina foi o quinto estado brasileiro em geração de novas vagas no setor da construção civil: total de 1.550. Neste cenário, a região da Costa Esmeralda desempenhou importante papel, respondendo por 26,45% do total.

whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page