top of page

ITAPEMA CELEBRA SUA HISTÓRIA COM O OLHAR NO FUTURo

Dia 21 deste mês, Itapema completa 61 anos de emancipação político-administrativa vivenciando um de seus melhores momentos em expansão econômica e urbana e fortalecendo as bases para um futuro ainda mais próspero. O cenário deslumbrante do mar verde-esmeralda em harmonia com a Mata Atlântica, posiciona a cidade entre os destinos turísticos mais procurados de Santa Catarina. O Sinduscon Costa Esmeralda celebra a data com orgulho em fazer parte da história e do desenvolvimento do município.



Tradições locais carregam as raízes da colonização açoriana desde o século XVIII, quando os primeiros imigrantes se estabeleceram na região. No passado, antes de se tornar município, o local foi conhecido como Vila de Santo Antônio de Lisboa ou Tapera, em virtude do modelo das casas existentes à época. O nome Itapema veio em 1912 e a emancipação data de 1962. Na década de 70, a inauguração da BR-101 colaborou para o crescimento local. “Junto ao desenvolvimento urbano surgem investimentos públicos em infraestrutura, lazer, saúde, educação, saneamento básico, segurança, todos os fatores necessários para o avanço em qualidade de vida”, afirma o empresário Rodrigo Passos Silva, presidente do Sinduscon.


A projeção nos setores imobiliário e turístico a níveis nacional e internacional ancora o progresso da cidade. Itapema passa a ser vista por visitantes e investidores de todo o País e do Exterior, que encontram no balneário inúmeros atrativos econômicos e turísticos. Ambos os setores se firmam como base da economia, gerando empregos e negócios e impulsionando o crescimento. Nas últimas duas décadas, o desenvolvimento da construção civil foi exponencial, ocupando papel primordial no desenvolvimento socioeconômico da cidade e alavancando também o progresso de cidades vizinhas. Hoje, Itapema comemora seus 61 anos de emancipação e o título de segunda cidade brasileira com o metro quadrado residencial mais valorizado do País. Com valorização média de 20% ao ano, o metro quadrado construído na cidade se firma – cada vez mais – como sinônimo de investimento seguro pela alta liquidez e rentabilidade que apresenta.


Com tantas oportunidades de emprego e negócios, é natural que a cidade atraia novos moradores. A população de Itapema cresceu mais de 65% nos últimos 12 anos, passando de 45,7 mil habitantes em 2010 para mais de 76,2 mil no ano passado, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Estima-se que cerca de um milhão de turistas visitem o município e seus balneários todos os anos.


Esse movimento impulsiona um dos pilares mais fortes da economia catarinense: a construção civil. Atualmente, o setor emprega formalmente mais de sete mil trabalhadores na cidade. Para o presidente do Sinduscon Costa Esmeralda, Itapema vislumbra um cenário de prosperidade que deve refletir em grandes avanços pelos próximos anos. “Sabemos a importância da construção civil no cenário presente e futuro de Itapema. Esta realidade só reforça a nossa responsabilidade como empresários de um setor fundamental para a cidade ter chegado até aqui. Seguiremos alicerçando ainda mais as bases da indústria da construção, mas sempre focados no desenvolvimento sustentável que permita a Itapema crescer com infraestrutura adequada, focados nas demandas do presente e com o olhar atento ao futuro”, finaliza Passos Silva.



Foto: Arquivo/Vizzotto Comunicação

whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page