top of page

PROGRAMA OBRA + SEGURA SERÁ AMPLIADO EM ITAPEMA



Construtoras de Itapema e região poderão aderir, em breve, ao Programa Obra Mais Segura, uma parceria do Sinduscon Costa Esmeralda com o SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil) e FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).


A Dallo Empreendimentos, de Itapema, participou da edição piloto do projeto no ano passado e teve duas obras certificadas. O objetivo é reduzir o número de acidentes e afastamentos ocupacionais na construção civil, por meio da implantação de ações preventivas nos canteiros de obras.


Para obter a certificação, a obra deve cumprir as medidas de Segurança e Saúde no Trabalho dispostas pelo Programa, segundo as regras do Ministério do Trabalho. Profissionais da própria empresa são treinados e se tornam ‘Supervisores Obra Mais Segura’ (SOMAS).


Eles são responsáveis por disseminar informações relacionadas à prevenção de acidentes e promoção à saúde para outros trabalhadores e monitorar o cumprimento das ações. Os SOMAS também fornecem relatórios às entidades responsáveis pelo programa, que avaliam se a construtora segue todas as recomendações.


Com o Programa Obra Mais Segura é possível, por consequência, reduzir multas, embargos e ações regressivas relacionadas a acidentes e afastamentos ocupacionais. Engajando as equipes numa percepção coletiva de segurança e importância de seguir as normas que asseguram o bem-estar de todos dentro do canteiro de obras, o programa reflete em maior produtividade dos colaboradores, bem como dissemina a toda a sociedade as medidas implantadas pela construção civil em prol da segurança e saúde dos seus trabalhadores.


whatsapp-g975d2881e_1280.png
bottom of page