

DENGUE
VOCÊ VAI PERDER A GUERRA
PARA UM MOSQUITO?
Fique atento ao acúmulo de água parada, porque este é o berço do mosquito transmissor da dengue – uma doença que pode levar à morte e com alto número de casos de contaminação aqui mesmo, na nossa região!
ROUND 01
UM INIMIGO NO TRABALHO
Confira dicas simples para levar o mosquito a nocaute em poucos minutos:
-
Vede caixas d’água, cisternas, poços de elevadores e fundações com tela mosquiteiro
-
Limpe o depósito de materiais da obra e mantenha EPI’S e outros materiais secos
-
Descarte corretamente garrafas, materiais recicláveis e entulhos que possam acumular água
-
Mantenha tonéis, latas de tinta, tambores e baldes bem tampados ou de boca para baixo
-
Deixe as lixeiras devidamente tampadas
-
Lave e elimine água parada em calhas, ralos, sanitários em desuso e tanques para lavagem de materiais.
-
Não acumule detritos a céu aberto, são locais que podem acumular água
-
Uma vez por semana, lave com escova o interior de tanques de água, betoneiras e outros recipientes. É a única forma de eliminar o ovo do mosquito.
ROUND 02
UM INIMIGO NA SUA CASA
Sim, ele está de olho no seu jardim, nos pratinhos onde se acumula a água dos vasos de plantas, e depende somente de você colocar este mosquito pra correr. Confira como evitar a proliferação do mosquito da dengue na sua casa:
-
Cubra ou vede caixas d’água e cisternas
-
Vistorie e lave frequentemente bebedouros de animais, pequenas fontes ornamentais e recipiente de degelo de refrigeradores
-
Coloque areia em pratos junto a vasos de plantas. No caso de bromélias, evite o acúmulo de água nas folhas
-
Não deixe água parada em calhas, tanques e floreiras
-
Lave e sanitize a água de piscinas
-
Descarte corretamente pneus, embalagens plásticas, garrafas, latas, lonas, entulhos e outros materiais que possam acumular água
-
Tampe latas de lixo, vire para baixo baldes e recipientes que possam acumular água, evite deixá-los a céu aberto
-
Recolha do quintal e mantenha secos os brinquedos das crianças

ROUND 03
CONHEÇA SEU INIMIGO
O mosquito Aedes aegypti é o responsável pelo transmissor da dengue. Este inseto se reproduz em água parada e os ovos podem sobreviver por um ano no ambiente sem contato com a água. Basta ser picado pelo mosquito transmissor para ser contaminado. A doença não escolhe suas vítimas por idade, gênero nem classe social. Então, fique atento! Alguns pacientes podem evoluir para formas graves, com complicações que levam à morte.
ROUND 04
NÃO BEIJE A LONA!
Se você perdeu o primeiro ou segundo round, e foi contaminado pela dengue, conheça os sintomas para poder indentifcar que está com a doença e procurar ajuda médica. Geralmente, o primeiro sintoma é febre alta. Podem surgir dor de cabeça, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas na pele. Na forma grave, a dengue causa dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Se tiver febre, acompanhada por dois ou mais sintomas, procure um serviço de saúde imediatamente!
ATENÇÃO
Não tente inovar e seguir receitas caseiras ou crenças populares na hora de tratar a dengue. Procure atendimento médico e siga as recomendações dos profissionais de saúde. Anti-inflamatórios e remédios à base de ácido acetilsalicílico, como aspirina, não devem ser utilizados pois aumentam o risco de hemorragias. A doença, em sua maioria, se apresenta de forma leve e desaparece após dez dias.